Neste episódio do podcast da MIT Technology Review Brasil, André Miceli, Rafael Coimbra e Carlos Aros abordam as nuances do avanço de tecnologias capazes de monitorar e interpretar sinais cerebrais e como proteger nosso cérebro dessas empresas de tecnologia.
A Califórnia tornou-se o primeiro estado americano a aprovar uma lei que protege os dados cerebrais dos consumidores, abordando a coleta de informações sensíveis pelas empresas de tecnologia. Essas tecnologias são capazes de monitorar e interpretar sinais cerebrais, o que pode revelar pensamentos, emoções e intenções futuras, levantando preocupações sérias sobre privacidade e os direitos humanos.
Apesar de ainda não ser uma realidade amplamente difundida, o uso de dispositivos neurotecnológicos está avançando, podendo gerar benefícios para saúde, produtividade e entretenimento, mas também criando riscos relacionados à exposição de dados íntimos. O Brasil, embora ainda distante desse cenário, precisa se preparar para os desafios que essas tecnologias podem trazer no futuro.
Esse episódio é um oferecimento da SAS.