As terapias avançadas têm a capacidade de modificar o código genético humano e utilizar o próprio sistema imunológico para interromper a progressão de doenças. Consideradas uma das inovações mais disruptivas da medicina, essas terapias podem impactar significativamente o futuro dos sistemas de saúde.
Atualmente, há oito produtos autorizados no Brasil, todos classificados como terapias gênicas in vivo ou ex vivo. Até o fim de 2024, há expectativa de mais uma aprovação sanitária. O próximo passo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é divulgar resultados dos tratamentos na vida real, acrescentando um novo elemento para os debates sobre o tema no país.
Neste podcast Advanced Therapies, a repórter Carolina Abelin conversa sobre o assunto com o gerente de Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Terapias Avançadas da Anvisa, João Batista Junior.
—
Este conteúdo é editorial e não está sujeito à edição ou à aprovação dos patrocinadores. O projeto Advanced Therapies recebeu patrocínio das seguintes farmacêuticas: Johnson & Johnson; Kite; Novartis; PTC Therapeutics; e Ultragenyx.