A tecnologia está cada vez mais presente em diferentes aspectos da vida, inclusive na economia. Com inúmeras propostas de moedas digitais, instituições e empresas exploram os recursos dos criptoativos enquanto buscam soluções para obstáculos na sociedade.
O dinheiro é uma das invenções que mais impactou a relação entrepessoas. Ele também passou por inúmeras transformações ao longo dos anos e já é apresentado de uma maneira diferente: o formato digital. Com a chegada do Bitcoin e da blockchain, também vieram novas características à moeda, como a descentralização. Bancos centrais e grandes empresas perderam um pouco do poder e, para tentar reconquistá-lo, decidiram explorar a opção de criptomoedas. Caso essas instituições consigam consolidar moedas digitais, a dinâmica da economia passará por mais uma mudança. Enquanto alguns países, com sistemas financeiros estruturados e força econômica, já avançam com projetos de dinheiro digital, outros enfrentarão problemas mais complexos. Uma iniciativa que pode agilizar as trocas entre nações e pessoas poderá também aumentar a desigualdade entre elas.
No episódio desta semana do podcast MIT Technology Review Brasil, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra discutem as implicações das moedas digitais para a economia e para as relações na sociedade.
O podcast da MIT Technology Review Brasil é uma conversa semanal sobre os principais temas relacionados a tecnologia, inovação e negócios.
Esse podcast é um oferecimento de SAS.