A fusão nuclear e a reconfiguração da matriz energética mundial 

A fusão nuclear e a reconfiguração da matriz energética mundial 

Há muito tempo se fala de uma crise mundial de energia e parece que esse dia está cada vez mais próximo. Como alternativa a esse problema, surge a fusão nuclear, uma proposta que geraria grande quantidade de eletricidade, mas com o impacto ambiental menor.

Cientistas e engenheiros da startup do MIT Commonwealth Fusion Systems esperam que nos próximos anos seja possível pôr em funcionamento as instalações de reatores de fusão nuclear. A proposta ganha força especialmente no momento atual de guerra, em que combustíveis fósseis são direcionados aos confrontos. O resultado já está acontecendo: crise na oferta, no abastecimento e nos preços. A fusão nuclear, no entanto, oferece uma fonte estável de energia e também com baixo impacto ambiental, já que não emite gases nem produz lixo tóxico. Apesar de não ser uma ideia imediata, é válido começarmos a considerar outras maneiras de manter o mundo girando.

No episódio desta semana, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra debatem a questão energética sob diferentes vieses, levando em consideração a crise dos combustíveis e os rumos do petróleo.

No Momento Segurança Digital, oferecido pela Embratel, o diretor executivo de soluções digitais da companhia, Mário Sergio Rachid, ressalta a importância da segurança da rede para o funcionamento dos negócios.

O podcast da MIT Technology Review Brasil é uma conversa semanal sobre os principais temas relacionados a tecnologia, inovação e negócios.

Esse podcast é um oferecimento de SAS e  Salesforce.

leave your comment


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.