A startup polêmica que promete distribuir renda básica usando criptomoeda e biometria 

A startup polêmica que promete distribuir renda básica usando criptomoeda e biometria 

Utilizar novas tecnologias para solucionar problemas antigos é um bom caminho a ser seguido, mas como ideias inovadoras conseguem fazer isso ao mesmo tempo que protegem dados pessoais?

A empresa Worldcoin deseja criar uma nova maneira de distribuir renda universal de forma justa, através de uma moeda baseada na Ethereum. A proposta conquistou um grande número de usuários por parecer uma chance de investir em um ativo que poderá trazer lucro no futuro, mas há questões mais próximas do presente que precisam ser repensadas. Uma delas é a segurança. As bilhões de pessoas que já se envolveram no projeto autorizaram o acesso a importantes informações pessoais, incluindo leitura de retina. Mesmo que a empresa responsável diga que o procedimento é seguro, deve-se ter cuidado. O que será feito com os dados dos participantes é um mistério por enquanto, mas a ideia de elaborar uma renda básica universal talvez incentive instituições a se dedicarem a essa questão –da forma mais segura possível.

No episódio desta semana do podcast MIT Technology Review Brasil, Carlos Aros e Rafael Coimbra debatem o projeto de criar uma criptomoeda para renda universal e as questões de segurança envolvidas.

O podcast da MIT Technology Review Brasil é uma conversa semanal sobre os principais temas relacionados a tecnologia, inovação e negócios.

Esse podcast é um oferecimento de SAS.

leave your comment


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.