A vigilância do governo chinês chegou às comunidades de código aberto

A vigilância do governo chinês chegou às comunidades de código aberto

A China obrigou o Gitee, concorrente direto do GitHub, a bloquear seu código-fonte para revisão. Para desenvolvedores, o ato pode obstruir a inovação no país.

Fundado em 2008 e adquirido pela Microsoft em 2018, o GitHub é uma plataforma utilizada pelos desenvolvedores de todo o mundo para a publicação de códigos-abertos e para a troca de experiências entre os desenvolvedores. Já o Gitee, é uma versão do GitHub apoiada pela comunidade estabelecida de código aberto OSChina, que lidera um consórcio de empresas e universidades escolhidas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês. No início de maio de 2022, desenvolvedores chineses descobriram que seu código-fonte aberto havia sido bloqueado para revisão, e que isso tornaria uma norma.

No episódio desta semana do podcast MIT Technology Review Brasil, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra debatem as barreiras impostas pelo governo da China e avaliam como expedientes regulatórios, como esse bloqueio do código aberto, podem atrasar o desenvolvimento de tecnologias e inovação no país.

E no “Momento Segurança Digital” dessa semana, o diretor-executivo de soluções digitais da Embratel, Mário Sergio Rachid, destaca como manter a segurança das organizações sem prejudicar as operações.

O podcast da MIT Technology Review Brasil é uma conversa semanal sobre os principais temas relacionados a tecnologia, inovação e negócios.

Esse podcast é um oferecimento de SAS.

leave your comment


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.