O uso de robôs em sites de atendimento e busca já se tornou algo comum em muitas empresas. Apesar de funcionar como um facilitador na navegação on-line, a ferramenta levanta alguns questionamentos, inclusive acerca da relação entre homem e máquina.
Conversar com assistentes virtuais passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, seja por voz ou por meio da digitação. Ter a possibilidade de procurar respostas on-line de forma rápida e direta é algo bom, mas até que ponto atende às necessidades do usuário? Grande partedesses programas édesenvolvida para soar o mais natural possível, mas não se pode esquecer: as máquinas não têm características humanas. Enquanto muitas das perguntas feitas para chatbots não conseguem ser respondidas por meio de frases prontas, os assistentes virtuais podem dar resultados enviesados de acordo com quem os acionam. A tecnologia ainda precisa ser aprimorada para que humanos e robôs consigam se relacionar em harmonia.
No episódio desta semana do podcast MIT Technology Review Brasil, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra discutem as vantagens e as desvantagens do uso de chatbots em diferentes plataformas.
O podcast da MIT Technology Review Brasil é uma conversa semanal sobre os principais temas relacionados a tecnologia, inovação e negócios.
Esse podcast é um oferecimento de SAS e Salesforce.