Equipes humanitárias que atuam nas operações de resgate na Turquia e na Síria estão utilizando Inteligência Artificial e algoritmos de Machine Learning para avaliar os danos causados pelos terremotos que atingiram a região nas últimas semanas.
A iniciativa é fruto de um esforço coletivo do conjunto do Departamento de Defesa dos EUA, da Universidade da Califórnia e de empresas como a Microsoft. É utilizada uma plataforma Open Source, chamada Xview 2, que possibilita a descoberta de novas perspectivas com base no projeto inicial.
A plataforma também usa algoritmos capazes de identificar danos nas estruturas e em todas as áreas onde o desastre aconteceu. Além disso, ranqueia alternativas mais e menos perigosas a fim de minimizar os riscos das equipes de resgate.
No podcast MIT Technology Review Brasil desta semana, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra discutem a capacidade da IA em auxiliar as equipes de resgate em momento de crise e as implicações éticas disso, além de avaliar quais outras tecnologias podem atuar como aliadas.
A edição também apresenta a 11° edição do “Momento Estratégia de Valor”, um oferecimento da EY Parthenon. Fabio T. Schmitt fala sobre convergência de setores e ecossistemas de negócios.
Este podcast é um oferecimento de SAS.