Projetos contribuem para a democratização da tecnologia em saúde, levando soluções inovadoras para regiões que estão fora das grandes metrópoles.
A leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por um protozoário. A transmissão ocorre por meio da picada do mosquito-palha e insetos hematófagos (que se alimentam de sangue). No Brasil, a incidência da doença ocorre de maneira desproporcional: enquanto a média nacional é de 8,6 casos para cada 100 mil habitantes, na Região Norte, o índice é de 46,4 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.
Esse é um dos desafios para os quais o novo Centro de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, inaugurado em Manaus, tem buscado respostas. O Centro quer aproveitar a vocação da região para alavancar soluções científico-tecnológicas que melhorem a qualidade de vida da população.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam com Erico Theodorovitz, responsável pelo hub do InovaHC, sobre a importância dos hubs de inovação para a saúde no Brasil.